Sobre o Projeto

O Sempre Criança é um projeto sem fins lucrativos, que desenvolve atividades para promover o bem-estar de diversas crianças de comunidades carentes de Niterói.

Saiba mais [+]

Seja Voluntário

Você quer ser um voluntário do Sempre Criança? Quer participar de nossas atividades? Ou quer fazer doações? Junte-se a nós. Você será muito bem-vindo!

Saiba mais [+]

 

 

I Encontro de Voluntariado Sempre Criança / Abel La Salle

Aconteceu no La Salle Niterói no última dia 21 de outubro o I Encontro de Voluntariado promovido pelo Sempre Criança, cujo objetivo foi juntar em um mesmo ambiente diferentes iniciativas com propósito sócio-ambiental, e que se baseiam ou que utilizam trabalho voluntário.

Na abertura foram apresentados alguns temas relacionados ao voluntariado, e foram mencionados os projetos que não puderam participar desta primeira edição.

IMG_3642

 Estiveram presentes os projetos:

Adotar é o bicho, que realiza campanhas de respeito à vida animal e adoção responsável.

Voluntários no Adotar é o Bicho ajudam os protetores a cuidar dos animais, oferecem o transporte solidário, auxiliam no pós-operatório, e principalmente ajudar nos dias de feiras de adoção.

Adotar é o bicho!

Adotar é o bicho!

 Anjos da Rua de Niterói, que promovem a transformação de pessoas que passaram por algum trauma ou dificuldade, através da analogia da transformação de uma camisa social em novas peças de roupa, algo novo, construído a partir daquilo que não mais servia, e que passará a ser novamente útil para outras pessoas. Uma forma lúdica e muito bonita de se trabalhar a desconstrução e reconstrução de vidas.

A oficina RECRIAR é realizada em diversas localidades, e para ela acontecer, precisa-se de doações de camisas sociais e sobretudo de voluntários para na confecção de quaisquer tipo de artes em tecido, seja croché, fuxico e afins para a elaboração das peças a partir das camisas.

Anjos da Rua

Anjos da Rua

Casa Reviver, que atua no Morro do Estado, oferecendo a cerca de 90 crianças diversas atividades como aulas de jiu-jitsu, circo, teatro, reforço escolar de forma lúdica, atividades que levam as crianças a conhecer a cidade além dos limites de sua comunidades, rodas de discussão sobre sexualidade para adolescentes, além de atividades para as mães das crianças atendidas.

Também desenvolve agora um curso vivencial para pessoas que queiram realizar trabalhos sobre o contexto de comunidades.

Casa Reviver

Casa Reviver

Centro de Valorização da Vida (CVV), apresentou o trabalho de imensa importância realizado pela instituição, na atenção ao ser humano e prevenção de suicídios. O papel desempenhado pelos voluntários foi definido, pelos representantes, como um ser um “amigo provisório” para pessoas que estão enfrentando quaisquer tipos de problemas, estando ou não com sinais de depressão, e que precisam de alguém para ouvi-las. Alguém que está preparado para ouvir sem julgar, oferecendo compreensão e sigilo. Todos os voluntários passam por um curso de formação (cerca de 9 semanas), descrito também como um processo de auto-conhecimento muito importante.

Centro de Valorização à Vida (CVV)

Centro de Valorização da Vida (CVV)

Sempre Criança, que apresentou suas diversas atividades e iniciativas, que podem ser conhecidas através do site do projeto: www.semprecrianca.org

E a Turma da Sopa de Niterói, que através de seus representantes, falou sobre o resgate das pessoas em situação de rua, utilizando o alimento como um chamariz para que eles se aproximem e ganhar sua confiança, e a partir daí oferecer um acompanhamento e apoio em diversas áreas de atuação (jurídico, psicológico, educacional, retirada de documentos, volta à vida social, procura por emprego, etc). Também falaram sobre o projeto Crescer, através do qual vem oferecendo ajuda a famílias em situação de vulnerabilidade social, oferecendo auxílio para a criação e alimentação de bebês.

O apoio de voluntários é fundamental em todas as partes do processo, desde a coleta dos alimentos até a distribuição da refeição com um olhar acolhedor, além da triagem das doações e manutenção da sede.

Turma da Sopa de Niterói

Turma da Sopa de Niterói

Foi uma tarde muito prazerosa, em que as apresentações e troca de experiências permitiram a formação de possíveis novos laços e parcerias, e renovou nos presentes a certeza da importância do trabalho que desenvolvem, para si mesmos e para a sociedade.

IMG_3667

 

Mais fotos: https://goo.gl/aNbFGN