O Sempre Criança é um projeto social sem fins lucrativos, que desenvolve atividades para promover o voluntáriado através de ações em prol do bem-estar de diversas crianças de comunidades carentes de Niterói e São Gonçalo.

Gentileza gera Gentileza

Sofia Silveira

A gentileza é a melhor regra para orientar a humanidade; é criadora de vínculos. Ser gentil provoca uma onda de amor ao próximo, cooperação e sentimento de gratidão. A vida é longa e nos traz a oportunidade de evoluir: abandonar a tentação do egoísmo e adotar a gentileza como forma única de tratamento ao próximo conduz à empatia, que previne que enxerguemos apenas a nossa realidade e não as (muitas; e muitas vezes, tristes) realidades além das nossas. Reconhecer o outro como semelhante, como companheiro de jornada, como passível de tristeza e sofrimento não nos dá outra alternativa além de ser gentil.

Levar conforto nos traz conforto, acalentar um coração que não é nosso nos engrandece e abraçar causas que não são nossas aflora cada vez mais a natureza de amar incondicionalmente: tanto a nós mesmos como aos outros. Se sensibilizar com a pureza da existência expande nossos horizontes e traz novas formas de lidar com as adversidades e dificuldades… mas para ver o lado bom, é preciso colocar óculos na alma. E essa clareza a gente só consegue quando vemos que não somos o todo, mas uma parte (muito pequena) dele.

Ou podemos disfarçar nossa sensibilidade dizendo que não nos importamos com nada, que somos autossuficientes, que falamos o que queremos e quem quiser que lide com isso. Mas a vida não prepara ninguém; daí acontece uma desilusão amorosa, uma doença na família, um amigo com dificuldades, a experiência do luto. E sobram as coisas e pessoas que quem passou a vida inteira fazendo pose não quer perder. Coisas que poderiam ter sido melhor aproveitadas. Sobra um dia na praia, sobra um carinho no cabelo, sobra um pôr do sol, sobra uma música. Coisas que só sentimos falta porque somos destinados a depositar nosso amor no que – e em quem – é essencial.

 

gentileza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parceiros e apoiadores do Sempre Criança